quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Como eu consegui quebrar o platô

Liss Bischoff


Eu contei minha história logo no início da criação desse blog (www.resistencia-insulina.com.br/2016/06/minha-historia.html). Contei como eu perdi aproximadamente 15 kg com low carb.
Essa perda de peso aconteceu em aproximadamente 8 meses (entre outubro de 2015 e junho de 2016). E depois disso eu fiquei por quase 2 anos com o peso oscilando 2 ou 3 quilos pra cima e pra baixo, mas sem conseguir emagrecer mais.
Eu ainda tinha um percentual de gordura relativamente elevado, que eu queria reduzir. Mas eu simplesmente não conseguia fazer a balança se mexer.
Eu fiz várias tentativas de quebrar esse platô (jejuns, cetogênica, protocolo whole30, dieta carnívora…), mas nada parecia ser eficiente. Eu chegava a perder uns 3 kg, mas a perda de peso logo estagnava novamente e os poucos quilos perdidos eram rapidamente recuperados.
Eu fiquei batendo cabeça por quase 2 anos até resolver que ia mudar isso, ia quebrar esse platô e finalmente perder o restante do peso para chegar ao meu objetivo traçado lá no início. Mas para isso eu precisava repensar minha estratégia.

Guia para nutricionistas low carb

Guide for low-carb dietitians


Por décadas, os médicos especializados em diabetes e manejo da obesidade recomendaram dietas low carb (baixo carboidrato) para seus pacientes, geralmente com excelentes resultados. No entanto, associações dietéticas e muitos nutricionistas tradicionalmente mantêm opiniões negativas sobre dietas com restrição de carboidratos, muitas vezes criticando-as por serem desequilibradas, inseguras e insustentáveis.

O insulinográfico de armazenamento de gorduras de Ted Naiman explicado

Ted Naiman’s dam fat storage insulinographic explained

by Marty Kendall


Nota [Liss Bischoff]:
Antes de ler esse texto, leia (que é uma explicação anterior): Aresistência à insulina REALMENTE causa ganho de peso?

Eu recentemente compartilhei o mais recente “insulinográfico” do Dr. Ted Naiman. Isso criou uma grande discussão, bem como alguma confusão, então achei que valeria a pena escrever um artigo para desmembrar os insights críticos sobre como a insulina realmente funciona em nosso corpo e o que podemos fazer para reduzir a gordura corporal e evitar o diabetes.

Entenda porque o Homa-IR pode falhar

Liss Bischoff

Nos últimos tempos a resistência à insulina tem se tornado um assunto cada vez mais debatido. E muitas pessoas buscam ler a respeito e descobrir se têm resistência à insulina.
Do ponto de vista de exames e indicadores, o mais popular para identificar a resistência à insulina é o Homa-IR.
O Homa-IR é um indicador simples e pode ser facilmente calculado com base nos resultados de glicemia em jejum e insulina basal da pessoa (CLIQUE AQUI para ler mais sobre isso). No entanto, um resultado “normal” de Homa-IR não garante que a pessoa não tem resistência à insulina. Isso porque o Homa-IR pode deixar passar casos de resistência à insulina que seriam identificados na curva glico-insulinêmica.
Vamos explicar um pouco melhor pra ficar claro…

A low carb parou de funcionar?

O texto a seguir é transcrição de um podcast do Senhor Tanquinho, em que o Guilherme e o Roney entrevistaram o dr. Souto.
Vale a pena ler pra entender porque as pessoas normalmente param de perder peso depois de um tempo fazendo uma dieta low carb (ou qualquer outro tipo de dieta).