domingo, 19 de março de 2017

Vamos falar sobre o n.º 2?

Texto original de Júci de Paula


No processo de mudança de alimentação é normal uma certa diferença na hora de ir ao banheiro. Algumas pessoas relatam melhoras na constipação habitual, outras notam que comparecem menos vezes ao troninho. Por quê?

Bem, primeiro, vamos definir uma coisa: a maioria das pessoas que acha que está com “prisão de ventre” não está constipada (ou obstipada), pois não está evacuando pequenas “bolotas secas e duras, eliminadas por força e/ou espaçadamente”. Sim, é esta definição “cabritística” e nada agradável de “prisão de ventre”…



Brincar é ótimo, né? Mas o assunto é sério, incomoda muito, literalmente (AFFF!), principalmente porque vivemos envoltos pela fala de que “o saudável seria ir ao banheiro duas vezes por dia”. Bem, isto pode ser verdade para quem come produtos alimentícios e coisas com farinhas “enriquecidas com ferro e ácido fólico” e/ou mesmo a sua dita “versão integral”, uma vez que são basicamente calorias vazias que, para além do excesso de amido, não possuem nutriente algum que o corpo aproveite, é natural que haja muitos “rejeitos na saída”, mas não é o caso em uma Alimentação Paleo Primal, como ficará claro em instantes.

Pense na máquina que é o seu corpo, seus maiores materiais constituintes são Água (por isto ela é mencionada aqui, em primeiro lugar – www.resistencia-insulina.blogspot.com.br/2017/03/preciso-mudaremagrecercomer-melhor_28.html), Proteínas e Gorduras - sim, GORDURA – lembra das aulas de biologia? O que constrói cada uma das suas células corporais? Uma “bicamada lipídica”, lipo, lipídica = gordura, certo? - e algumas glicoses. Ponto é o seguinte: o corpo consegue fabricar, a partir de gordura e proteína, toda a glicose de que precisa, mas não consegue repor, sozinho, todos os aminoácidos (proteínas) e ácidos graxos (gorduras) necessários. 



Veja, isto quer dizer que o corpo precisa de fontes externas de Proteínas e Gorduras, mas não de fontes de carboidratos. Agora, pense na dieta padrão: o que é demonizado e insuficiente nela? A gordura. Qual é a última mania do povo? Demonizar proteína, porque, né?, “faz mal para os rins” - http://www.lowcarb-paleo.com.br/2012/05/dieta-e-perigosa-para-os-rins.html. O que sobra como “recomendado” para se comer? O único macro que menos participa da construção do corpo!!! Reflita: todas as plantas são carboidratos. Mas pessoas, quando são orientadas a comer mais carboidratos, comem mais brócolis? Mais Repolho? Mais Alface? Não!!! As pessoas comem mais carboidratos refinados, produtos comestíveis, sem nutriente algum, basicamente pura glicose. Assim, ó, não é por nada, não, mas é claro que vai dar “m”… Tipo, literalmente, ahahahha…

Por que este não é o caso da Alimentação Paleo Primal? É que quando se escolhe comer Comida, em vez de coisas comestíveis, o corpo começa a se recuperar de possíveis danos (recomendo a Leitura do “Saúde Total”, William Davis, o mesmo autor de “Barriga de Trigo”, para mais informações - http://www.buscape.com.br/saude-total-william-davis-8546900914) e passa a aproveitar o máximo de nutrientes possíveis. Logo, para a maioria das pessoas é natural uma redução na frequência de necessidade de evacuar, pode-se se dizer que seja “normal”, com a adoção da Paleo e/ou Primal, ir ao banheiro a cada 2, 3 dias. E isto coloca algumas em pânico, elas imediatamente pensam que estão com “prisão de ventre”, porque, né?, “o saudável seria ir ao banheiro duas vezes por dia”. Bem, não é. O Saudável é o seu corpo extrair o máximo de nutrientes do alimento e satisfazer as suas necessidades com o mínimo de gasto energético e de material.

É aqui que entra a maravilha da Estratégia Low Carb aliada à Primal/Paleo, que reduz a fome, www.lowcarb-paleo.com.br/2016/11/ensaio-clinico-low-carb-reduz.html. Claro! Afinal, com alimentos ricos em nutrientes, a quantidade é pouca, mas a densidade nutricional é alta. Logo, ingerimos menos volume de alimento e o nível de resíduos na saída é menor.

Estabelecido estes conceitos, o que seria uma “prisão de ventre” em Primal Low Carb? Se, além do volume menor, você sentir desconforto ao evacuar, ressecamento, daí sim há um problema, http://emagrecerdevez.com/tribo-forte-023-a-relacao-emocional-com-a-comida-constipacao-e-um-caso-de-sucesso. E há maneiras de se resolver.

Água e Sal

Sim! De novo! Uma dieta Paleo Primal com Estratégia Low Carb favorece a diurese, ou seja, eliminamos muito mais líquidos, já que o “retentor de líquidos” favorito do corpo, rs, o “inchador” açúcar, glicose, carboidratos rápidos, não está tão disponível. Se não há líquidos suficientes, porque estes se foram pela urina, o corpo começa a reabsorver do bolo fecal, também, causando o ressecamento. Então, ingerir mais água e dosar melhor o Sal de Cozinha pode ajudar muito - http://www.lowcarb-paleo.com.br/2016/02/como-evitar-o-mal-estar-em-low-carb-sal.html

Fibras

Fibras são a parte do carboidrato que não se transforma em glicose, açúcar, quando entra no corpo humano, elas fermentam e servem de alimento à flora intestinal e/ou para compor volume fecal e ajudar a movimentar os resíduos para fora do corpo. Como tudo na vida, tanto o excesso como a falta pode trazer problemas:


Boas Gorduras


Às vezes o que falta é, literalmente, lubrificação no bolo fecal para que este deslize mais facilmente. 'Bora comer um pouco mais de abacate, coco, azeitonas, regar mais a saladinha básica com óleos naturais, ingerir ovos, peixes, proteínas com sua gordura natural? 'Bora!

Pré e Pró-Bióticos


  
Uma possibilidade: falta de alguns sais minerais. Só uma dica: cuidado! Não é todo mundo que pode sair usando Magnésio a miguelão, ok?



Assista o bonito aí e morra de rir, rs… Só lembre de ressuscitar, depois, né? :D :V :



Tentou tudo isto e continua com problema? Procure um médico, você nunca sabe o que pode estar por trás de uma “simples” prisão de ventre:



Está sem tempo pra assistir, ler tudo isto, agora?

Foca primeiro neste, ó, https://www.youtube.com/watch?v=MLvDDcYAKT4 e neste, ó, https://www.youtube.com/watch?v=pTQpRc34N-0. Quando puder voltar e ler, garanto que vai ficar contente com a seleção de informações, ;) .


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