sábado, 4 de março de 2017

Preciso mudar/emagrecer/comer melhor, gostei desta tal de “Dieta Paleo / Primal”, por onde começo?

Texto original de Júci de Paula


Já conhece os alimentos preconizados de acordo com os princípios Primal? Ainda não? Então, apresento-lhe:




Vamos ao lado prático? Eu comecei substituindo as caixinhas, pacotinhos, macarrão pronto, bolachinhas, massas, pães, biscoitos, doces, salsichas, mortadelas, por Comida de Verdade. Dá mais trabalho? Ah, COM CERTEZA. E mais disposição. E raciocínio mais claro. E menos azias e refluxo. E menos dores no corpo. E menos gripes e alergias respiratórias. Sou uma pessoa preguiçosa, tipo, MUITO preguiçosa. Mas sou inteligente, também, :D , logo vi vantagem em trocar uma parte da preguiça por bem-estar no geral.

Água! SIM, ÁGUA!!! Incrível, povo toma café, povo toma chá, povo toma refrigerante zero, mas não toma água. E depois vai querer culpar a PPLC (Paleo Primal Low Carb) quando urinar “cheiroso” ou ficar “passando apuro” no troninho… Aprendi: quando sentia “vontadinha de comer”? Primeiro, tomava ÁGUA. Depois, se continuava com vontade, daí comia Comida de Verdade. Deu certo!

Saladas. Saladas… SALADAS PARA TODOS! Saúde intestinal? Pele luminosa, unhas fortes, cabelo farto? Simples: VARIEI OS VEGETAIS!!! Se eu ficasse só na meia folha de alface, ¼ de rodela de tomate, 2 anéis de cebola, não obteria todos os minerais e vitaminas que preciso! Algumas verduras eu não curtia muito… Hoje, como uma variedade bem grande porque entendi que gente tem que fazer algumas coisas que não gosta para colher benefícios, também.

Ovos? São os meus mais novos melhores amigos. Aqui em casa vai, fácil, fácil, uns 40, 50, POR SEMANA. Cozido, frito estrelado, mexido num omeletão de preguiçoso com espinafre, couve, repolho, jogado por cima da carne… E olhe que não faço receita low carb porque, né, olha o tamanho da minha vontade de ficar de “receitinha pra cá, receitinha pra lá”, :P ...



Laticínios. Só cuido com quantidades, porque um dos objetivos também é o emagrecimento e, para mim, trava a balança. No mais? Queijos amarelos, Iogurte NATURAL ou caseiro (uma garrafa térmica, um litro de leite, 1 copo de iogurte natural, fogão e gás pra esquentar o leite até 40 ºC, 12 horas para esperar e BOAS: habemus Iogurte CASEIRO!!!!), iogurte de Kefir (que é MAIS fácil, ainda: eu dou leite para os bichinhos e eles fazem iogurte pra mim!!!), nata, creme de leite (sempre olho no rótulo pra ver se não há adição de traquitanaiada química, amidos, adoçantes esdrúxulos…), manteiga, coalho… tudo de bom! Aliás, link: www.lowcarb-paleo.com.br/2015/02/laticinios-low-carb-versus-paleo.html

Arroz e Feijão. Polêmica! Aahahahah… Aqui temos que aplicar uma coisa chamada BOM SENSO, rs. Vê, lembra que falei, aqui, ó, http://resistencia-insulina.blogspot.com.br/2017/03/eu-nao-jaco-ou-importancia-de-entender.html , sobre fazer um teste, retirar alguns alimentos do dia a dia e descobrir como SEU corpo lida com eles? Infelizmente, algumas pessoas precisarão excluir feijão e arroz do seu dia a dia, consumi-los apenas algumas vezes ou raramente. Motivo: para algumas pessoas, feijão causa gases, irritação intestinal, além de ser um sequestrador em potencial de nutrientes. Feijão, quando cozido sem alguns cuidados, sem “demolhar”, possui anti-nutrientes, ele “rouba” minerais de outros alimentos ingeridos na mesma refeição e impede o corpo de absorvê-los. E arroz, vamos combinar: é uma guloseima, né? Pouquíssimos nutrientes e muito amido rápido, muito carboidrato. Eu como, de vez em quando, porque gosto, mas nunca arroz sozinho, sempre cozido com alguma verdura, jiló, cenoura – já leu? http://resistencia-insulina.blogspot.com.br/2017/03/em-defesa-do-monstro-laranja.html – e em quantidades módicas, nunca um “pratão”.

Vísceras. Quando falo em vísceras, geralmente vejo duas reações: “Ai que nojo...” ou “Eu gosto, mas não posso… Muita gordura, colesterol...”. Bem, sobre o nojo, vamos dizer o seguinte: sabe aquela salsicha de cachorro quente? Sabe mortadela? Sabe nuggets? ISTO sim é nojento: conheço gente que trabalha nestas fábricas e que não come nem por decreto. Quanto ao colesterol… Afff, se eu for colocar todos os links a respeito, esta postagem vai ficar estratosfericamente grande. Então, vou recomendar só uma pequena lista: http://www.lipidofobia.com.br/p/colesterol.html e http://resistencia-insulina.blogspot.com.br/2017/01/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o.html . Resumo da ópera: Vísceras são saudáveis. Claro, não posso afundar o pé valendo com elas, né? Aliás, NADA na vida é “ilimitadamente”, já notou? Então…

Trigo. Bem, mais polêmica. Eu excluí. Alguns dos motivos, abaixo:

Obs.: para fazer exames de Diagnóstico de Doença Celíaca, é necessário estar consumindo o glúten:

Gorduras. É sabido que gorduras trans fazem mal, certo? Engraçado é que as pessoas continuam consumindo, loucamente e, o pior, achando que estão comendo “saudável”!! Como? Nos óleos vegetais de sementes e nas margarinas! Óleos de soja, milho, algodão, girassol, canola, ao contrário do que está escrito no rótulo, são, sim, gorduras trans. Eu os substituí por banha de porco, azeite de oliva, manteiga e óleo de coco (que eu uso muito pouquinho, porque ainda é caro) e como alimentos mais ricos, naturalmente, em boas gorduras, coco, abacate, azeitonas.

Carnes (proteínas). Uma das groselhas, ou seja, “asneiras cintilantes”, que mais se propaga sobre “Dieta Paleo/Primal” e Estratégia Low Carb é que estas são as “dietas da proteína”. Qual foi a primeira coisa que mencionei no poste, lá em cima? Água. E a segunda? Saladas, não foi? Dica sutil: se estiver fazendo Paleo ou Primal, você não está na dieta da proteína, ahahahaha… Dito isto, eu continuo comendo a minha proteína de costume, mas agora, com uma diferença: sabe aquele peito seco de frango? Es-que-ci: a carne do momento é Coxa e Sobrecoxa, Dorso incluso, com pele inclusive, muito mais barato e mais saboroso. Sofrer para escolher posta branca, cara, seca, esturricada, sem um pingo de gordura? Não me pertence mais!!! Peito de boi é muito mais saboroso, acém é muito mais barato e dá mais “sustança”, por exemplo. Sabe sardinha? R$ 12,90 o quilo limpo? Melhor peixe pra se comer na VIDA! Fazer batata frita no air fray? Ahahahahah, batata frita é muito mais gostosa na banha de porco, fica a dica. “O que??? Pode batata frita? Que absurdooo!!!”, ahahhaha, péra, ahahhha, calma! Batata é uma solanácea, vem da terra, não tem proteínas alérgenas, tem lá seus nutrientes e a gente curte, também! Eu me atolo nela, como todo dia? Não, né? Lembra, Estilo de Vida 80/20, tornar regra o saudável, mantendo as exceções como exceções é a chave. Faço um pratão de Salada Verde, um bife, um ovão e como junto as minhas batatas fritas na banha de porco. :D


Enfim, este é um dos jeitos de começar, foi assim que consegui saúde, emagreci 26 - 27 quilos e estou me mantendo:
1 - ESTILO DE VIDA. Adaptei ao meu dia a dia;
2 - O bom não é inimigo do ótimo. Não posso o ótimo? FAÇO O BOM e boas.

Ps: a ênfase aqui está focada mais em PRIMAL do que em Paleo, ok?


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6 comentários:

  1. Como me identifiquei! Para mim, não existe melhor bebida que água! Chás, em segundo. Só tomava achocolatado e odiava café. Tentei aos poucos, devagar, para acostumar o meu paladar. Hoje, tomo umas 2 xícaras ao dia. Saladas sempre foram minha base alimentar, pois minha mãe fazia todos os dias, e variava os vegetais. Cresci amando! Peixes são minhas carnes favoritas, depois vem as de frango, suína e de boi. Texto maravilhoso! Parabéns! Adoro o jeito como você escreve! Muito obrigada por tudo que divide conosco! Sou a Rose Gazineo, participo do grupo Resistência à Insulina. Este é meu pseudônimo. :)

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    1. Oi, Rose, obrigada pelo retorno! Que bom que também deu certo para você! :D

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  2. Muito bom. Gostei muito do texto.

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  3. Obrigada por compartilhar tamanho conhecimento.
    Muitas dúvidas esclarecidas!

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