sexta-feira, 3 de março de 2017

Hiperinsulinemia e Hipertrigliceridemia

Hyperinsulinemia and Hypertriglyceridemia T2D 29
by Jason Fung

O fígado encontra-se no nexo do metabolismo e fluxo de nutrientes, particularmente carboidratos e proteínas. Situado na sequência da superfície absortiva dos intestinos, esses nutrientes entram no sangue na circulação portal e passam diretamente para o fígado. A principal exceção é a gordura dietética, que é absorvida como quilomícrons diretamente no sistema linfático, onde se esvazia na corrente sanguínea sem passar primeiro pelo fígado.

Como o principal órgão responsável pelo armazenamento e distribuição de energia, é naturalmente o principal local de ação do hormônio insulina. Quando carboidratos e proteínas são absorvidos, a insulina é liberada do pâncreas. Viaja na veia porta, dirigindo expressamente para o fígado. Concentrações de glicose e insulina são muitas vezes 10 vezes maior no sangue do sistema portal e do fígado, em comparação com o resto do corpo e da circulação sistêmica.
A insulina promove o armazenamento de energia alimentar para uso posterior. Isto é crucial na sobrevivência da espécie, uma vez que o alimento não está constantemente disponível. Devemos ser capazes de armazenar alimentos suficientes para sobreviver aos períodos de fome inerentes à história humana. No fígado, moléculas de glicose de carboidratos dietéticos são amarrados em longas cadeias para formar a molécula de glicogênio. Para um rápido impulso de energia, o glicogênio pode ser facilmente quebrado de volta para moléculas de glicose que o compõem.
A proteína dietética é quebrada em seus aminoácidos componentes após a absorção intestinal. Alguns aminoácidos são necessários para fazer novas proteínas e para suprir o turn over [renovação] de proteínas. No entanto, qualquer excesso não pode ser armazenado diretamente. Estes devem ser transformados em glicose no fígado antes de serem armazenados como glicogênio. Gordura dietética, porque não requer processamento do fígado, não requer insulina. Em resposta à ingestão de gordura dietética, existe uma secreção mínima de insulina.
O glicogénio é a forma preferida de armazenamento de glicose, uma vez que é facilmente acessível. No entanto, há uma sala de armazenamento limitado disponível dentro do fígado. O glicogênio é análogo a uma geladeira. Alimentos trazidos para dentro da casa são facilmente colocados e retirados da geladeira. No entanto, ele só pode conter uma certa quantidade de alimentos.
Uma vez cheio, o excesso de glicose precisa de uma forma de armazenamento diferente. O fígado transforma essa glicose em moléculas recém-criadas de triglicerídeos, também conhecidas como gordura corporal. Este processo é chamado Lipogênese De Novo (LDN). ‘De Novo’ significa ‘novo’, e ‘lipogênese’ significa criação de gordura. Assim, LDN significa literalmente, a fabricação de gordura nova. O que não é dito, é que esta nova gordura criada é feita do substrato glicose, não da gordura dietética. Esta distinção é importante porque as gorduras feitas a partir da LDN são altamente saturadas, levando à confusão. Comer carboidratos excessivos pode levar a um aumento dos níveis de gordura saturada no sangue.
Quando necessário, a molécula de triglicerídeos da gordura corporal pode ser quebrada em três ácidos graxos que a maioria do corpo é capaz de usar diretamente para a energia. Comparado ao glicogênio, é um processo muito mais pesado converter a gordura em energia e vice-versa. No entanto, o armazenamento de gordura fornece a vantagem única de espaço de armazenamento ilimitado.
Esta gordura corporal é análoga ao freezer do porão da sua casa. Embora seja mais difícil mover o alimento pra dentro e pra fora de seu freezer, você pode armazenar quantidades maiores. Há também espaço para comprar um segundo ou terceiro freezer no porão, se necessário. Estas duas formas de armazenamento cumprem papéis diferentes e complementares. Glicogênio (geladeira) é facilmente acessível, mas limitado em capacidade. Gordura corporal (freezer) é difícil de acessar, mas tem capacidade ilimitada.
Existem dois ativadores principais da LDN. A primeira é a insulina. A alta ingestão dietética de carboidratos, e em menor extensão, a proteína, estimula a secreção de insulina e também fornece o substrato para a LDN. O segundo fator principal é a frutose dietética excessiva.
Com a LDN funcionando em plena produção, grandes quantidades de gordura nova estão sendo criadas. Mas o fígado não é o lugar apropriado para armazenar essa nova gordura. O fígado deve normalmente conter apenas glicogênio. O que acontece com toda esta gordura nova?
Primeiro, você poderia tentar queimar essa gordura para obter energia. No entanto, com toda a glicose disponível após a refeição, simplesmente não há razão para o corpo queimar a nova gordura. Imagine que você tenha ido para o supermercado e simplesmente comprou muuuuiiiita muita comida para guardar na sua geladeira. Uma opção é comê-la, mas simplesmente há comida demais. Se você não puder se livrar dela, grande parte da comida será deixada no balcão onde vai apodrecer. Portanto, esta opção não é viável.
A única opção restante é transferir este triglicerídeo criado para outro lugar. Isto é conhecido como a via endógena do transporte lipídico. Os triglicerídeos são embalados juntamente com proteínas especiais chamadas lipoproteínas de baixa densidade (VLDL). Esses pacotes agora podem ser exportados para ajudar a aliviar o fígado congestionado.
A quantidade de VLDL produzida depende principalmente da disponibilidade de triglicerídeos hepáticos. Lotes de gorduras recém-criadas desencadeiam a produção de mais desses pacotes de VLDL cheios de triglicerídeos. A insulina desempenha um importante papel facilitador na produção de VLDL, aumentando os genes necessários para a LDN. A infusão experimental de grandes quantidades de carboidratos aumenta a liberação de VLDL do fígado em 3, 4 vezes. Este aumento maciço de partículas de VLDL ricas em triglicerídeos é a principal razão para um aumento do nível de triglicerídeos no plasma, detectável em todos os testes padrão de sangue para o colesterol.
LDN em excesso pode sobrecarregar este mecanismo de exportação resultando na retenção anormal desta nova gordura no fígado. À medida em que você coloca mais e mais gordura nesse fígado, ele torna-se visivelmente cheio de gordura e isso pode ser diagnosticado em ultrassom como fígado gorduroso.
Uma vez liberadas do fígado, as partículas de VLDL circulam através da corrente sanguínea. A lipoproteína lipase (LPL), encontrada nos pequenos vasos sanguíneos dos músculos, adipócitos e coração, quebra a VLDL. Isso libera os triglicerídeos e os quebra em ácidos graxos, que podem ser usados diretamente para a energia. À medida em que a VLDL libera triglicerídeos, as partículas tornam-se menores e mais densas, chamadas VLDL remanescentes. Estas são reabsorvidas pelo fígado novamente e liberadas como lipoproteínas de baixa densidade (LDL). Isso é medido por exames padrão de sangue para colesterol sangue e é classicamente considerado o colesterol “ruim”.
Dietas ricas em carboidratos aumentam a secreção de VLDL e aumentam os níveis de triglicerídeos no sangue em 30-40%. Este fenômeno é chamado de hipertrigliceridemia induzida por carboidratos e pode ocorrer mesmo com apenas cinco dias de alta ingestão. Da mesma forma, o aumento da ingestão de frutose tem sido associado à hipertrigliceridemia.
Dr. Reaven descreveu o papel principal da hiperinsulinemia em causar elevados níveis de triglicerídeos no sangue em 1967, representando 88% da variabilidade. Níveis mais elevados de insulina produzem níveis mais elevados de triglicerídeos no sangue.
Portanto, não é nenhuma surpresa que a redução de carboidratos dietéticos e frutose efetivamente reduz os triglicerídeos no sangue. O marcante estudo DIRECT mostrou que uma dieta estilo Atkins reduziu os triglicerídeos em 40%, em comparação com uma redução de apenas 11% no grupo de baixo teor de gordura. Mas por que devemos nos preocupar com triglicerídeos elevados?
[Observação minha: esse deve ser o tema do próximo post do dr. Jason Fung...]


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Um comentário:

  1. Oi, Liss!
    As analogias que o Dr. Fung faz nos dão uma visão clara do interir de nosso organismo.
    É incrível como a alimentação afeta cada órgão... E tanta gente "descrente" ainda "escomunga" quando falamos nos benefícios do jejum intermitente!

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