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quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Tudo o que você precisa saber sobre o colesterol

Cholester-All You Need To Know
By timlrice
Publicado em 30 de julho de 2016

Não seja uma estatística da estatina, você pode recuperar a saúde do seu coração, com boa alimentação


Chega de toda esta confusão de colesterol! O colesterol da dieta e gorduras saturadas não causam doença cardíaca!

O colesterol da dieta é provavelmente um dos elementos mais mal compreendidos de nutrição. Não tanto porque ele realmente é confuso, mas mais porque ele está nadando em uma piscina turva de desinformação por décadas. Em grande parte devido a várias hipóteses equivocadas que foram originadas lá atrás, na década de sessenta. Por 4 décadas desde então, os médicos foram ensinados a desencorajar os pacientes de comer alimentos que contêm gorduras saturadas e são ricos em colesterol dietético, convencidos da sua correlação com o desenvolvimento de doenças cardíacas. Este conselho médico comum, infelizmente, não teve nenhum impacto positivo perceptível sobre as taxas de doenças cardíacas. Até cerca de meados dos anos 80, o colesterol e o medo de ter um nível “muito alto” raramente era discutido a menos que seu nível de colesterol fosse maior do que 300. Ao longo dos anos, infelizmente, o colesterol tornou-se uma palavra de ordem para algo que você deve manter o mais baixo possível, ou você estaria em risco de doença cardíaca. Hoje, a gordura dietética e o colesterol ainda são tipicamente retratados como os piores alimentos que você pode consumir. A verdade é que estes nutrientes são realmente essenciais para a saúde do coração. O colesterol é uma das moléculas mais importantes em seu corpo, necessário para a construção de células e produção de vitamina D, stress e hormônios sexuais. O colesterol é tão imperativo para a vida, na verdade, que seu corpo vai fazer o seu próprio colesterol se ele detectar um déficit. Cerca de 75% disso é impulsionado pela genética e hereditariedade.
Uma vez que nós sabemos agora que a hipótese do colesterol/coração é falsa, isso também significa que as terapias recomendadas, como as dietas de baixo teor de gordura e baixo colesterol, e os medicamentos para baixar o colesterol (estatinas) são inúteis, e mais frequentemente talvez, perigosas. A maior tragédia em relação a este mito é o fato de que, literalmente, centenas de milhares de pessoas estão recebendo prescrição de estatinas baseado em uma simples medição de colesterol total. O colesterol total não lhe diz praticamente nada sobre o seu risco de doença cardíaca. Alguns na comunidade médica acreditam que isso seja nada menos do que negligência.
O tratamento com estatinas é em grande parte prejudicial, caro, e tem transformado milhões de pessoas em pacientes cuja saúde está sendo negativamente impactada pela droga. Dr. Frank Lipman escreveu isso em relação ao colesterol:
“A profissão médica está obcecada em a reduzir seu colesterol por causa de teorias equivocadas sobre colesterol e doenças cardíacas. Por que iríamos querer baixá-lo quando a pesquisa na verdade mostra que três quartos das pessoas que têm um primeiro ataque cardíaco têm níveis normais de colesterol, e quando os dados de mais de 30 anos do bem conhecido Estudo do Coração de Framingham mostrou que na maioria das faixas etárias, colesterol alto não foi associado com mais mortes? Na verdade, para os idosos, as mortes foram mais comuns com baixo colesterol. A pesquisa é clara - as estatinas estão sendo prescritas com base em uma hipótese errada, e elas não são inofensivos”.

EIS O QUE VOCÊ PRECISA SABER QUANDO FALAR COM O SEU MÉDICO SOBRE OS NÍVEIS DE COLESTEROL:

# 1: A ciência comum do Colesterol é falha:


Em 1953, o Dr. Ancel Keys conduziu o Estudo dos Sete Países, determinado a associar o consumo de gordura na dieta à doença cardíaca coronária. Quando Keys publicou sua análise, ele afirmou provar esta ligação, ele escolheu a dedo seus dados para incluir apenas as informações de sete países, apesar de ter dados de 22 países à sua disposição. Ele excluiu dados de países que não se encaixavam com a sua teoria preconcebida. Uma vez que os dados de todos os 22 países são analisados, a correlação literalmente desaparece.
O Dr. Frank Lipman continua:
“O pensamento dominante da atualidade sobre o colesterol é amplamente baseado em um influente, mas falho, estudo de 1960, que concluiu que homens que comiam muita carne e laticínios tinham altos níveis de colesterol e de doença cardíaca. Esta interpretação criou raízes, dando origem ao que se tornou a sabedoria predominante ao longo dos últimos 40 anos: abandone as gorduras saturadas, e os seus níveis de colesterol e risco de doença cardíaca vão cair. Isso ajudou a detonar a debandada para criar comidas modificadas (Frankenfoods) com baixo teor de gordura/sem gordura em laboratório e lançar o negócio de bilhões de dólares das drogas para baixar o colesterol na esperança de reduzir o risco de doença cardíaca. Funcionou? Não. Em vez de fazer as pessoas mais saudáveis, nós acabamos com uma epidemia de obesidade e diabetes que acabará elevando as taxas de doença cardíaca – bem longe do resultado que estávamos esperando.”

# 2: O colesterol é uma necessidade para uma boa saúde

O colesterol é encontrado não só em sua corrente sanguínea, mas também em cada célula do seu corpo. Ele ajuda a produzir membranas celulares, hormônios sexuais como testosterona, progesterona e estrogênio, e ácidos biliares que ajudam a digerir a gordura, a produção de vitamina D, e serve como isolante para as células nervosas. O colesterol é imperativo para a saúde do cérebro, e contribui para a formação de suas memórias. Baixos níveis de colesterol HDL têm sido associados à perda de memória e doença de Alzheimer, e correlação com um aumento do risco de depressão, acidente vascular cerebral, comportamento violento, e até mesmo comportamento suicida.

# 3: O colesterol total não é uma medida adequada para risco de saúde cardíaca!

Seu fígado produz cerca de 3/4 [75%] do colesterol total do seu corpo, dos quais existem dois tipos básicos:
* Lipoproteína de alta densidade ou HDL: É muitas vezes referido como colesterol “bom”, que se acredita que realmente ajuda a prevenir doenças cardíacas.
* Lipoproteína de baixa densidade ou LDL: Este é conhecida como o colesterol “ruim”. De acordo com o pensamento convencional, o LDL é o que se acumula nas artérias, formando uma placa que estreita as artérias tornando-as menos flexíveis (aterosclerose). Se um coágulo se formar em uma dessas artérias estreitadas que levam ao seu coração ou cérebro, um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral pode ser o resultado.
Conforme a ciência da pesquisa médica foi progredindo ao longo das últimas 4 décadas, assim também a nossa compreensão do colesterol. Infelizmente os protocolos das escolas médicas, currículos e orientações não têm apanhado. A maioria dos clínicos gerais acredita em uma versão muito simplificada de como o colesterol se comporta em nossos corpos. A FDA [Food and Drug Administration] tem até atenuado sua posição, como foi evidente nas recentes atualizações das Diretrizes Alimentares dos EUA em 2015. Aparentemente, o tamanho [das partículas de colesterol] realmente importa. Dr. Ron Rosedale esclarece um pouco da confusão:

“A divisão em HDL e LDL é baseado em como o colesterol se combina com as partículas de proteína. LDL e HDL são lipoproteínas - gorduras combinadas com proteínas. O colesterol é solúvel em gordura, e o sangue é principalmente água. Para que seja transportado no sangue, o colesterol precisa ser transportado por uma lipoproteína, que são classificadas pela densidade. Partículas grandes de LDL não são prejudiciais. Apenas partículas pequenas densas de LDL podem potencialmente ser um problema, pois elas podem se comprimir através do revestimento de suas artérias. Se elas oxidam, elas podem causar danos e inflamação. Assim, seria mais exato dizer que há lipoproteínas “boas” e “ruins” (ao invés de colesterol “bom” e “ruim”).”

A especialista de saúde cardíaca Dr. Natasha Campbell-McBride simplifica a compreensão do comportamento do colesterol ainda mais com esta analogia:

“Porque o colesterol se desloca do fígado para a ferida na forma de LDL, a nossa ‘ciência’, em sua sabedoria, chama o LDL de colesterol ‘ruim’. Quando a ferida cicatriza e o colesterol é removido, ele se desloca de volta para o fígado sob a forma de colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade). Porque esse colesterol se desloca da artéria de volta ao fígado, a nossa equivocada ‘ciência’ o chama de colesterol ‘bom’. Isso é como chamar uma ambulância que se desloca do hospital para o paciente de ‘ambulância ruim’, e a que se desloca do paciente de volta para o hospital como uma ‘ambulância boa’.”

Uma pesquisa mais recente revelou que não é, necessariamente, o número de partículas LDL que é culpado na obstrução da artéria, mas sim a dimensão dessas partículas LDL. Partículas grandes e flutuantes de LDL tendem a ser benignas, enquanto que as partículas pequenas e densas de LDL são realmente motivo de preocupação. O cardiologista Stephen Sinatra diz que a National Lipid Association (NLA) está agora fazendo pressão para uma mudança de foco para o número de partículas LDL, em vez de colesterol total e LDL, a fim de avaliar melhor o risco de doença cardíaca em pacientes. Mas ainda não atingiu a corrente convencional, como a maioria dos médicos de clínica geral ainda seguem as orientações ultrapassadas estabelecidas pela Associação Americana do Coração (AHA - The American Heart Association). Ele observou o seguinte em seu artigo:

“Consequentemente, você pode ter o sangue repleto das menos alarmantes partículas grandes de LDL, e ainda receber prescrição de estatinas. E com as novas e controversas – e, na minha visão, perigosas – orientações ‘mais amplas’ propostas pelo Colégio Americano de Cardiologia [American College of Cardiology] e pela Associação Americana do Coração, acredito que isso vá acontecer muito mais. As novas diretrizes vão fazer uma estimativa de 15 milhões a mais de adultos (além de algumas crianças também) ‘elegível’ a tomar estatinas em um esforço para trazer para baixo seus números na base de drogas, independentemente do tipo de LDL que eles têm.”

# 4: Existem indicadores para ajudá-lo a se aprofundar em seus fatores de risco!


Agora que você sabe sobre o tamanho das partículas, você PODE assumir o controle de sua saúde e ainda perguntar ao seu médico sobre este teste, ou solicitá-lo por si próprio. É chamado de NMR LipoProfile. Todos os principais laboratórios o oferecem. O Dr. Lipman diz que, se o seu médico lhe diz que o seu colesterol está muito alto com base no perfil lipídico padrão, obter uma visão mais completa é de extrema importância. Especialmente se você tem um histórico familiar de doença cardíaca ou outros fatores de risco. Dr. Lipman continua:

“Pressione seu médico para analisar e avaliar outros fatores muitas vezes esquecidos, mas possivelmente mais importantes que podem lançar uma luz mais clara na sua situação ESPECÍFICA, ou seja, testes que olham para a proteína C-reativa, tamanho das partículas do colesterol LDL (chamado às vezes de NMR Lipoprofile), lipoproteína e fibrinogênio sérico. Estas pistas físicas mensuráveis ​​vão ajudar a preencher mais algumas peças do quebra-cabeça, e permitem que você e seu médico desenvolvam um programa mais personalizado para ajudar a gerir o SEU risco, com ou sem drogas para reduzir o colesterol. Se o seu médico não está interessado em olhar ‘sob o capô’ médico, então pode ser hora de mudar de médico.”

# 5: Estudos pró-estatina são geralmente financiados por empresas farmacêuticas!

A maioria dos estudos pró-estatina são patrocinados e financiados pelos próprios fabricantes de medicamentos, que (surpresa) normalmente distorcem os resultados a seu favor. Conflitos de interesse tiveram uma enorme influência sobre a criação das diretrizes e protocolos na comunidade médica. Na verdade, tornou-se mais a norma do que a exceção. Aqui é apenas um exemplo, as revisadas e controversas diretrizes de 2013 de tratamento do colesterol emitidas pela Associação Americana do Coração (AHA) e pelo Colégio Americano de Cardiologia (ACC - American College of Cardiology) foram criadas por um grupo de indivíduos que tinham enormes conflitos de interesses:
* O autor mais notável foi o Dr. Neil J. Stone. O Dr. Stone é um defensor do uso de estatina e recebeu honorários por palestras educativas da Abbott, AstraZeneca, Bristol-Myers Squibb, Kos, Merck, Merck/Schering-Plough, Novartis, Pfizer, Reliant, e Sankyo (todas empresas farmacêuticas). Ele também atuou como consultor para Abbott, Merck, Merck/Schering-Plough, Pfizer, e Reliant.
* O segundo autor é Jennifer Robinson, que admitiu ao New York Times em 2011 que recebeu dinheiro de pesquisa a partir de sete empresas farmacêuticas, incluindo alguns dos principais vendedores e fabricantes de medicamentos para o colesterol.
* Outro autor, C. Noel Bairey Merz, recebeu honorários por palestras da Pfizer, Merck, e Kos, e prestou consultoria para a Pfizer, Bayer, e EHC (Merck). Ela também recebeu dinheiro da concessão livre para educação médica continuada da Pfizer, Procter & Gamble, Novartis, Wyeth, AstraZeneca e Bristol-Myers Squibb Medical Imaging, assim como patrocínio para pesquisa da Merck. Ela possui ações na Boston Scientific, IVAX, Eli Lilly, Medtronic, Johnson & Johnson, SCIPIE Seguros, ATS Medical, e Biosite.
* E a lista continua.

# 6: Você pode melhorar seus marcadores de saúde cardíaca, mas você deve primeiro saber o que são!

Estatinas e outros medicamentos para baixar o colesterol não são prudentes para a maioria das pessoas. Especificamente, se o colesterol elevado e longevidade ocorrem em sua família. Não tenha medo de voltar atrás e dizer ao seu médico que você prefere evitar terapias medicamentosas, supondo que você não está em uma situação crítica. Discuta com o seu médico a possibilidade de tentar uma abordagem nutricional para melhorar seus marcadores de saúde do coração com base em todos os seus fatores de risco específicos, e não apenas seus números de colesterol por si só. Além do teste RMN Lipoprofile mencionado anteriormente, existem outros testes que podem dar-lhe uma melhor avaliação do seu risco de doença cardíaca do que os números de colesterol total por si só:
* HDL/colesterol: Divida o seu nível de HDL pelo seu colesterol total. Essa porcentagem deve estar acima de 24% [>0,24].
* Triglicerídeos/HDL: Você também pode fazer a mesma coisa com os seus triglicérides e HDL. O resultado deve ser inferior a 2 [<2].
* Insulina em jejum: Todos os alimentos ricos em carboidratos como frutose e grãos refinados geram um rápido aumento da glicose no sangue. A insulina então acelera para compensar o aumento de açúcar no sangue. A insulina liberada pelo consumo de muitos carboidratos promove o acúmulo de gordura e torna mais difícil para o seu corpo perder o peso em excesso. O excesso de gordura, especialmente a gordura visceral em torno de sua barriga, é um dos principais fatores que contribuem para a doença cardíaca.
* Glicose em jejum: Estudos têm demonstrado que pessoas com um nível de glicose no sangue em jejum de 100 a 125 mg/dl tinham um risco quase 300% maior de ter doenças coronárias do que as pessoas com um nível inferior a 79 mg/dl.
* Nível de Ferro: O ferro pode ser muito potente. O excesso de ferro cria estresse oxidativo. Ferro em excesso pode danificar os vasos sanguíneos e aumentar o risco de doença cardíaca. Idealmente, você deve monitorar seus níveis de ferritina e verificar se eles não estão acima de 80 ng/ml. Isto às vezes pode ser remediado com a doação de sangue ou com flebotomia terapêutica. Qualquer um desses procedimentos pode efetivamente eliminar o excesso de ferro do sangue.
* Scan de cálcio coronário (CAC - Coronary Calcium Scan): Sem dúvida, o teste mais conclusivo para a detecção de doença arterial coronariana. Uma varredura de cálcio coronário é um teste que procura por partículas de cálcio nas paredes das artérias coronárias (do coração). Estas partículas de cálcio são chamadas de calcificações. Calcificações nas artérias coronárias são um sinal precoce de doença cardíaca coronária (DCC). DCC é uma doença em que uma substância cerosa chamada placa acumula-se nas artérias coronárias. Ao longo do tempo, a placa pode endurecer ou se romper (quebrar). Placa endurecida estreita as artérias coronárias e reduz o fluxo de sangue rico em oxigênio para o coração. Isso pode causar dor ou desconforto no peito chamada angina. Se uma placa se rompe, um coágulo de sangue pode se formar sobre a sua superfície. Um grande coágulo de sangue pode bloquear completamente ou em parte o fluxo de sangue através da artéria coronária. Esta é a causa mais comum de um ataque cardíaco. Ao longo do tempo, a placa rompida também endurece e estreita as artérias coronárias. A DCC também pode levar a insuficiência cardíaca e arritmias. Dois exames podem mostrar o cálcio nas artérias coronárias – a tomografia computadorizada por feixe de elétrons (EBCT - electron beam computed tomography) e a tomografia computadorizada (MDCT - multidetector computed tomography). Ambos usam raios X para criar imagens detalhadas de seu coração e sistema circulatório. Um scan de cálcio coronário é um teste bastante simples e fornece uma medida definitiva da localização e da existência de áreas problemáticas. Infelizmente, este teste é raramente usado e pode não ser coberto pelo plano de saúde, apesar do fato de que o tratamento alternativo (Stenting) é muito mais invasivo, para não mencionar, cerca de 100 vezes mais caro. Esta questão tornou-se tão controversa que um documentário foi lançado no ano passado detalhando o problema intitulado “The Widowmaker”. Aqui está um curto trailer do filme:

# 7: Você pode facilmente aumentar a sua saúde cardíaca com uma alimentação correta!

Você pode melhorar a sua saúde cardíaca, melhorando a sua dieta. Infelizmente, muitos médicos preferem escrever uma receita rápida de estatina do que passar o tempo explicando terapias nutricionais. Aqui estão alguns passos que você pode tomar para melhorar sua saúde do coração:

1. Eliminar os alimentos processados ​​ carregados com carboidratos refinados e açúcar, frutose processada ​​e gordura trans. Todos estes alimentos aumentam o risco de doença cardíaca. Tente implementar em sua dieta diária alimentos não transformados ou minimamente processados, de preferência orgânicos e/ou cultivados localmente.

2. Sempre que possível, evite carnes e outros produtos de origem animal, como laticínios e ovos provenientes de animais criados em operações de alimentação de animais confinados (CAFOs - confined animal feeding operations). Em vez disso, opte por animais de pasto, alimentados com capim, criados de acordo com os padrões orgânicos. Principalmente com a finalidade de aumentar os níveis de gorduras saturadas saudáveis ​​em sua dieta.

3. Elimine alimentos sem gordura e/ou com baixo teor de gordura, e aumente o consumo de gorduras saudáveis. Metade da população sofre com a resistência à insulina e beneficiaria consumindo 50% a 85% de suas calorias diárias em gorduras saturadas saudáveis, como abacate, manteiga, gemas de ovos, coco e óleo de coco, óleos de nozes orgânicas sem aquecimento, nozes cruas e carnes de animais alimentados com capim. Alimentos sem gordura ou com baixo teor de gordura são normalmente ​​alimentos processados que são ricos em açúcar, o que aumenta suas partículas de LDL pequenas e densas.

4. Equilíbrio entre seu ômega-3 em relação ao omega-6 também é fundamental para a saúde do coração, uma vez que estes ácidos graxos ajudam a construir as células em suas artérias que fazem a prostaciclina, que mantém o seu sangue fluindo suavemente. Deficiência de ômega-3 podem causar ou contribuir para problemas de saúde muito graves, tanto físicos quanto mentais, e pode ser um fator subjacente significativo de até 100.000 mortes prematuras por ano.

5. Pergunte ao seu médico as proporções adequadas de cálcio, magnésio, sódio e potássio, suplemento quando necessário, mas a maioria destes nutrientes são abundantes em uma dieta rica em alimentos naturais e vegetais frescos.

6. Otimize seu nível de vitamina D. Alguns especialistas acreditam que otimizar o seu nível de vitamina D por meio da exposição solar regular, em vez de tomar um suplemento oral, pode ser a chave para otimizar sua saúde cardíaca. Se você optar por um suplemento, você também irá aumentar sua necessidade de vitamina K2.

7. Otimize sua saúde intestinal. Comer regularmente alimentos fermentados, tais como vegetais fermentados, vai ajudar a povoar novamente o intestino com bactérias benéficas que podem desempenhar um papel importante na prevenção de doenças cardíacas e inúmeros outros problemas de saúde.

8. Elimine o consumo de tabaco e álcool.

9. Exercitar-se regularmente é, na verdade, uma das mais seguras e eficazes formas de prevenir e tratar doenças cardíacas. Em 2013, pesquisadores de Harvard e Stanford revisaram 305 estudos randomizados controlados, concluindo que “não há diferenças detectáveis” entre a atividade física e o uso de medicamentos para doenças cardíacas. Treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT - High-intensity interval training), que exige apenas uma fração do tempo em comparação com os regimes convencionais de cardio, foi provado ser especialmente eficaz.

10. Preste atenção à sua saúde oral. Há evidências que ligam o estado de saúde bucal a vários problemas de saúde cardíaca.

11. Considere a reciclagem do seu metabolismo para obter a sua energia a partir de gordura em vez de glicose, seguindo os parâmetros de uma dieta baixa em carboidratos com alto teor de gordura (LCHF - low-carb/high fat), por vezes referido como Banting, Paleo, NSNG, Keto (cetogênica) ou Atkins. Todos estas são semelhantes e irão melhorar a sua saúde do coração e otimizar o seu metabolismo.

Evitar o uso de estatinas pode ser uma das decisões mais saudáveis ​​que você que você pode fazer. Os efeitos secundários destas drogas são numerosos, enquanto que os benefícios são discutíveis. Há apenas um grupo de indivíduos que realmente se beneficia de estatina ou outro medicamento para baixar o colesterol. Essas pessoas têm Hipercolesterolemia Familiar Genética. Esta é uma condição caracterizada por colesterol anormalmente elevado, e é muitas vezes mais resistente à redução com estratégias de estilo de vida, como dieta e exercício.
O objetivo deste artigo foi o de fornecer uma breve visão geral dos equívocos que cercam o colesterol da dieta, bem como os tratamentos desnecessários e potencialmente perigosos que se tornaram epidemia em nosso país. Para entender completamente este tema, é preciso pular em um buraco virtual de pesquisa de 100 milhas de profundidade! Eu incluí um vídeo que fornece insights sobre este tema com muito mais detalhes: Ivor Cummins coloca uma abordagem de engenharia de solução de problemas para entender seus painéis de lipídios e recuperar sua saúde cardíaca. O vídeo é de cerca de 30 minutos de duração e vale muito a pena assistir. Se você recebeu recentemente um diagnóstico, ou tem um ente querido que tem, essa informação pode, literalmente, mudar a sua vida.


Referências: Dr. Frank Lipman, Dr. Stephen Sinatra, Dr. Natasha Campbell-McBride, Dr. Ron Rosedale, Ivor Cummins




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