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terça-feira, 31 de janeiro de 2017

LCHF para diabetes tipo 2: uma avaliação baseada em evidências



Low Carbohydrate, High Fat for Type 2 Diabetes: An Evidence-Based Assessment
by Feng-Yuan Liu
Publicado em 27 de janeiro de 2017



Para aqueles de vocês que me conhecem pessoalmente ou profissionalmente, vão saber que eu sou extremamente apaixonado por nutrição metabólica e por ajudar meus clientes a compreender a ciência por trás de minhas recomendações. Sempre.
Com todas as informações, informações errôneas e deturpações de informações se espalhando mais rápido do que fogo na mata, as mentes das pessoas também estão explodindo com a mesma velocidade.
Um tópico que parece estar no centro é a maneira de comer “Low Carb High Fat” [Baixo Carboidrato, Alta Gordura].

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Entendendo o BSW - Body Set Weight - ponto de ajuste de peso do corpo



Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que causa o ganho de peso, o que é o tal do Body Set Weight (BSW), ou seja, o ponto de ajuste de peso do corpo e o que fazer para emagrecer e manter o peso.
Abaixo eu fiz um resumo de vários textos do dr. Jason Fung para tentar esclarecer isso um pouco melhor. Abaixo de cada trecho tem a referência ao texto original completo, pra quem quiser ler na íntegra.
Os trechos em vermelho foram escritos por mim.


(...) comer em excesso NÃO leva, de fato, à obesidade. O corpo é mais como um termostato. Embora o peso corporal possa, temporariamente, ultrapassar o ponto de ajuste do peso, o corpo rapidamente leva as coisas de volta ao normal.


sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

O experimento de fome de Minnesota

The Minnesota Starvation Experiment
by Zöe Harcombe
Publicado em 3 de dezembro de 2009


Este é um post a respeito do que é possivelmente o experimento de obesidade mais importante já realizado. Por favor, me avise se você se deparar com um nutricionista que nunca tenha ouvido falar dele, muito menos o tenha estudado...
A América entrou para a Segunda Guerra Mundial em 1941 - época em que a Europa já estava experimentando racionamento e escassez de alimentos. Dois anos mais tarde, um médico americano, Ancel Keys, percebeu que seria crucial saber o que aconteceria se a guerra não acabasse logo e o racionamento se transformasse em fome. Ele realizou uma das mais ambiciosas experiências de saúde já realizadas - para fornecer o estudo definitivo da fome e re-alimentação. Keys alcançou este objetivo e também, sem querer, ele forneceu uma das descobertas mais importantes em dieta e perda de peso até hoje.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

O jejum pode prevenir o envelhecimento e transformar seu corpo, mas vai contra tudo o que pensamos ser saudável

Fasting could prevent aging and transform your body, but it goes against everything we think of as healthy
By Kevin Loria
Publicado em 13 de outubro de 2016
  
AP Photo / Hasan Jamali

No seu café da manhã em 11 de Julho de 1966, o escocês de 27 anos Angus Barbieri comeu um ovo cozido, uma fatia de pão com manteiga, e uma xícara de café preto. Era a primeira comida que comia em 382 dias.
De acordo com um relatório publicado no Chicago Tribune, no dia seguinte ele disse a um repórter: “Eu apreciei totalmente [sic] meu ovo e eu me sinto bastante cheio.”
Barbieri tinha entrado no Departamento de Medicina da Universidade no Royal Infirmary of Dundee, na Escócia, mais de um ano antes, em busca de tratamento para o seu peso excessivo. Na época, ele pesava quase 207 quilos, “grosseiramente obeso”, de acordo com um relatório de caso publicado por seus médicos no Postgraduate Medical Journal em 1973.
Eles planejaram colocá-lo em um curto jejum, para tentar reduzir algum peso de seu tamanho de 1,83m, mas na verdade, os médicos esperavam que ele provavelmente fosse perder alguma gordura e depois recuperá-la, como geralmente acontece.

Tudo o que você precisa saber sobre o colesterol

Cholester-All You Need To Know
By timlrice
Publicado em 30 de julho de 2016

Não seja uma estatística da estatina, você pode recuperar a saúde do seu coração, com boa alimentação


Chega de toda esta confusão de colesterol! O colesterol da dieta e gorduras saturadas não causam doença cardíaca!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Como otimizar sua dieta para sua resistência à insulina

How optimize your diet for your insulin resistance
by Marty Kendall (Optimizing Nutrition)


Obs.: Se esse assunto é novo pra você, comece aqui para aprender sobre Dieta Cetogênica para iniciantes.

Ultimamente tenho visto uma série de temas comuns surgirem em conferências de low carb [dieta de baixo carboidrato] e on-line. As questões contenciosas tendem a seguir as seguintes linhas:

1.      Eu me saí muito bem em uma dieta low carb inicialmente, mas minha perda de gordura parece ter estagnado. O que está acontecendo? O que eu deveria fazer agora?
2.      Se a proteína é insulinogênica devo evitar ativamente as proteínas, bem como os carboidratos, se o meu objetivo é reduzir a insulina, porque baixa insulina = perda de peso?
3.      Se comer mais gordura ajudou a iniciar minha jornada de perda de peso, então por que agora comer mais gordura parece me fazer ganhar peso?

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Fígado gorduroso

Fatty Liver – T2D 25
by Jason Fung

Dr. Alfred Frohlich da Universidade de Viena começou a desvendar a base neuro-hormonal da obesidade em 1890. Ele descreveu um menino com início súbito de obesidade que foi eventualmente diagnosticado com uma lesão na área do hipotálamo no cérebro. Seria mais tarde confirmado que dano hipotalâmico resultava em ganho de peso intratável em seres humanos, estabelecendo esta região como um regulador chave do balanço energético.
Em ratos e outros animais, a lesão hipotalâmica conseguia produzir experimentalmente apetites insaciáveis ​​e induzir obesidade. Mas os pesquisadores rapidamente notaram algo mais, também. Todos esses animais obesos compartilhavam dano hepático característico, que era, ocasionalmente, severo o bastante para progredir para a completa destruição. Olhando para trás em linhagens hereditariamente obesas de camundongos, eles notaram as mesmas alterações hepáticas. Estranho, eles pensaram. O que o fígado tem a ver com a obesidade?

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Dieta cetogênica para iniciantes

A ketogenic Diet for Beginners
by Diet Doctor (www.dietdoctor.com)


O texto a seguir foi traduzido do site Diet Doctor (referência em alimentação low carb – dietas de baixo carboidrato).

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

A importância do índice TG/HDL

The importance of the fasting TG/HDL ratio
By George Henderson and Grant Schofield

Se você fizer um exame de lipídios padrão na Nova Zelândia e na maioria das outras partes do mundo, geralmente você encontrará alguns indicadores no limite. Um deles é a taxa de triglicerídeos [TG]/HDL em jejum.
Ele também pode ser calculado a partir das outras medições usando esta calculadora on-line.
Note que o intervalo de referência diz que 2 é ideal, de 2 a 4 é “normal”, e mais de 4 é alto.
Na nossa opinião, índices de TG/HDL na faixa de 2 a 4 podem ser normais, mas eles ainda são pouco saudáveis ou preditivos de futuros problemas de saúde. Por que é isso?
Os triglicerídeos em jejum (TG) são geralmente baixos em pessoas que fazem dieta de baixo teor de carboidratos, adaptadas às gorduras. Uma exceção pode ser durante a perda de peso rápida.