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terça-feira, 6 de setembro de 2016

Os perigos dos lanches - Obesidade hormonal XIII

The Perils of Lancheing – Hormonal Obesity XIII
by Jason Fung

50 anos atrás, havia uma crença quase universal de que fazer lanches era ruim para nós. Sua avó diria “Isso faz você engordar”, ou “Você vai estragar seu jantar”. Naquela época, a obesidade não era um problema tão grande, então talvez eles sabiam o que estavam falando. Mas, então, nós mudamos nossas mentes. 
Nós decidimos agora que lanchar, na verdade, é bom para nós. Que comer mais vezes nos tornará mais magros, por mais ridículo que isso possa soar. Tenho certeza que você já ouviu o conselho para comer pequenas refeições com maior frequência para perder peso. Isso significa que deveríamos comer 3 refeições por dia e também vários lanches no meio.
Nutricionistas, tais como a bem-respeitada Leslie Beck, que escreve no jornal nacional do Canadá Globe and Mail afirma que lanches são saudáveis para nós. Em seu artigo de 28 de agosto de 2012 ela escreveu: “Lanches são uma parte importante do cardápio de cada criança na escola”. Vê? Não apenas devem os adultos comerem o tempo todo, as crianças devem também. Muito ruim para essa epidemia de obesidade infantil que estamos tendo...

Como chegamos a fazer tal volta de 180 graus em relação aos lanches? A resposta é explorada em profundidade pela série da BBC absolutamente fascinante de Jacques Peretti “Os homens que nos tornaram gordos”. A resposta, acho que não surpreende, é que foram as grandes companhias de alimentos (Big Food) que nos convenceram de que lanches eram bons para nós.
Em algum momento, a partir de 1950, as grandes empresas de alimentos tiveram um problema. Elas precisavam vender mais alimentos para serem mais rentáveis. Mas, com apenas três refeições por dia, havia um limite para a quantidade de alimentos vendidos. A solução obviamente brilhante foi a introdução de novas “oportunidades alimentares”. Se as Big Food pudessem nos convencer a adicionar um lanche entre almoço e jantar, então, a oportunidade de vender mais alimentos se desenrolava.
Toda uma nova categoria de alimentos para vender foi criada. Eles precisavam de ser baratos e fáceis de comer. Um trabalho perfeito para o carboidrato refinado. Afinal, biscoitos e bolachas são principalmente açúcar e farinha - e estes não estragam. Ao longo dos anos, as Big Food foram capazes de nos convencer de que lanches não eram apenas aceitáveis, mas também era saudáveis. Sério.
O problema, como nós exploramos em nossos últimos posts, é que o aumento de lanches aumenta o risco de resistência à insulina. A resistência à insulina requer 2 coisas - níveis elevados e níveis persistentes. Os níveis elevados de insulina são fornecidos pelos carboidratos refinados encontrados em lanches. Níveis persistentes são fornecidos pelas maiores oportunidades alimentares.
A resistência à insulina é o resultado final de todos esses lanches. A resistência à insulina leva a níveis mais elevados de insulina, que leva a mais resistência à insulina. O maior nível de insulina, então, conduz ao ganho de peso e obesidade. Em vez de um equilíbrio entre o estado de dominância de insulina (alimentado) e o estado de deficiência de insulina (jejum), agora predominantemente gastamos o nosso tempo no estado ‘alimentado’. E você se pergunta por que ganhamos peso?
Estamos fazendo mais lanches? O artigo Does hunger and satiety drive eating anymore?" [Será movimentação da fome e saciedade comer mais?], publicado no Am J Clin Nutr 2010; 91: 1342-7 por Popkin BM olha para os Estados Unidos de 1977-2006. Eles usaram uma pesquisa com 28.404 crianças e 36.846 adultos e tabularam o número de oportunidades alimentares.
Ambos, crianças e adultos, mostram o mesmo padrão ao longo do tempo. Em 1977, a maioria das pessoas comiam 3 vezes por dia - café da manhã, almoço e jantar. Sem lanches. A obesidade, não era um problema tão grande. Até 2003, a maioria das pessoas estavam comendo 5 vezes por dia. Ou seja, 3 refeições por dia e mais 2 lanches no meio. Estamos comendo com mais frequência. É algum grande mistério por que estamos ganhando peso?

Pegando a “média”, passamos de comer 3,5 vezes por dia para comer 5 vezes por dia.
O tempo entre as refeições caiu de 271 minutos em 1977 para 208 minutos. Isso está perto de uma redução de 30% no tempo entre as refeições. Nós estamos comendo o tempo todo!
Mais louco ainda - nós de alguma forma pensamos que isso é bom para nós! Sob a influência de médicos e nutricionistas e outros profissionais da área médica, estamos institucionalizando a prática dos lanches. Começamos por introduzi-los em nossas escolas. Nós ensinamos aos nossos filhos que é aceitável comer o tempo todo. Não só aceitável, mas saudável.
Nós comemos o café da manhã, um lanche no meio da manhã (para o longo intervalo entre o café da manhã e almoço), almoço, lanche depois da escola, jantar e, em seguida, no intervalo entre os dois tempos do futebol - outro lanche! Isso é 5 a 6 vezes por dia.
Agora é aceitável comer no carro. Podemos comer no cinema. Podemos comer em frente à TV. Podemos comer na frente do computador. Podemos comer durante a caminhada. Podemos comer enquanto falamos. Podemos comer em uma caixa. Podemos comer em casa. Podemos comer fora de casa. Eu poderia continuar, mas então eu teria que pagar royalties para o Dr. Seuss.
Nós gastamos milhões de dólares para dar às nossas crianças lanches durante todo o dia. Então nós gastamos milhões mais para combater a obesidade infantil. Então nós gastamos milhões mais para combater diabesidade em adultos.
Damos às crianças lanches durante todo o dia. Então nós repreendemos as mesmas crianças por engordarem. Nós destruímos a sua autoestima. Em seguida, damos a todos uma medalha de participação para reforçar sua autoestima. Arrgggg......
Ao fazer as escolhas alimentares adequadas, falamos o tempo todo sobre “o que comer”. Isso é – alimentos processados vs alimentos não processados, baixo teor de gordura vs alto teor de gordura, alto carboidrato vs baixo carboidrato, etc. A questão que ninguém parece ter notado é “quando comer?”
A razão é que a nossa preocupação doentia com calorias nos leva à conclusão errônea de que apenas a primeira questão importa. Na teoria da Redução Calórica como hipótese Primária (Caloric Reduction as Primary - CRaP) da obesidade, o intervalo das refeição não importa em nada. Mas importa. Comer o tempo todo leva à persistência dos níveis de insulina, que é um ingrediente chave na resistência à insulina.
A resistência à insulina requer 2 coisas.
1. Níveis elevados – uma dieta de baixo teor de gordura, alta em carboidratos - leva a altos níveis de insulina (O que comer)
2. Persistência desses níveis - comer o tempo todo (Quando comer)
Acontece que o ganho de peso depende dos dois de forma igual. Acontece que é mais complicado do que isso – “Se você comer o tempo todo, você vai ganhar peso”. As mudanças na dieta que nós temos feito desde os anos 70 nos prepararam completamente para a resistência à insulina. Isto, naturalmente leva diretamente para a diabesidade.
As respostas, então, são realmente muito simples. Comer 3 refeições por dia. Sem lanches. Comer em uma mesa no café da manhã, no almoço e no jantar. Não comer em qualquer outro lugar. Há apenas 2 coisas a serem consertadas aqui. O que comer. E quando comer.



Esse assunto é novo pra você? Comece aqui.



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