terça-feira, 9 de agosto de 2016

O odioso Guia Alimentar de 1977 - Obesidade hormonal II

The Odious Dietary Guidelines 1977 – Hormonal Obesity II
by Jason Fung

Esta é a forma como entendíamos a obesidade na década de 1950. Certos alimentos nos faziam engordar. Eram os açúcares e os alimentos ricos em amido. Doces e sobremesas nos faziam engordar. Assim fazia o pão, os cereais e as massas.
Em seguida, havia outros alimentos que realmente não causavam obesidade. Comer brócolis e maçãs não nos fazia engordar, não importa quantas calorias, valia a pena nós comermos. E esta perspectiva sobre a obesidade nos servia bem. Não havia muito a obesidade e esse era um problema controlável.


As coisas começaram a mudar nas décadas de 60 e 70. A gordura dietética começou a ser vilanizada como um dos principais contribuintes para a doença cardíaca. Um vigoroso debate se seguiu entre os lados anti-gordura e anti-carboidrato. O grande problema foi que comer uma dieta de baixa gordura significava que se deveria comer carboidratos em abundância.
Isso significava que os carboidratos não poderia ser ao mesmo tempo bons para você (com baixo teor de gordura) e ruins para você (engordativos) ao mesmo tempo. A única maneira de contornar essa dissonância cognitiva era dizer que os carboidratos não eram mais engordativos. Em vez disso, as calorias eram engordativas.
Não havia, é claro, nenhuma evidência de que isso era mesmo verdade. Foi simplesmente assumido. Isto, naturalmente, tende a fazer EU e VOCÊ de BURROS. Não apenas um burros, como se sabe, mas um burros obesos.
Este debate foi resolvido pelo senador George McGovern em 1977. Não por cientistas, mas por políticos. Ele decidiu, depois de alguns dias de encontros com jornalistas e cientistas, que a gordura dietética era a vilã, e que os carboidratos refinados eram tão inocentes como uma freira em um convento. Os pecados nutricionais do açúcar foram exonerados. A paz esteja com você, xarope de milho.
Então, o que resultado foi o odioso Guia Alimentar para os Estados Unidos. Aconselhamento nutricional de um político. Nós não poderíamos ter sido mais estúpidos se nós tentássemos.
Reconheça, também, que esta era uma grande ruptura com a tradição. Antes de 1977, nenhuma agência governamental nos dizia o que comer. Nossas mães nos diziam o que comer e o que não comer. Se erámos obesos, diziam-nos para dar adeus aos doces e alimentos ricos em amido (pão, massas, batatas). E, adivinhem - geralmente isso era suficiente para controlar o problema de peso.
Agora os EUA teriam recomendações específicas sobre o que comer e não comer. Isso foi ensinado em todas as escolas públicas. Panfletos foram produzidos e reforçados. As mães nunca tiveram a chance sequer de protestar. Baixo teor de gordura. Baixa gordura saturada.
Um esforço consciente foi feito para aumentar o teor de carboidratos dos nossos alimentos, a fim de diminuir o percentual de gordura. Estes alimentos que anteriormente engordavam, da noite para o dia tornaram-se alimentos saudáveis. Não devemos comer menos pão para perder peso. Devemos comer mais pão. Açúcar? Tudo bem, desde que você coma uma dieta de baixa gordura.
Sem zelo e sem existência de evidência científica, o carboidrato engordativo sofreu uma transformação impressionante para grão integral saudável. Havia alguma prova? Não importava. Esta era agora a ortodoxia nutricional. Todo o resto era pagão. Se você não andava na linha, você era ridicularizado.

O que tínhamos era a pirâmide alimentar infame que todos nós aprendemos na escola. Aqui está em toda a sua glória contrafactual. A base da pirâmide - os alimentos que devemos comer todos os dias - pão, massas, arroz e batatas.
A principal mensagem era que tudo estava OK, desde que fosse pobre em gordura. Gordura era o principal problema, nos foi dito. Chegou a um extremo em 1995 o panfleto “um plano de alimentação para os americanos: A dieta da Associação Americana do Coração”, proclamou
“Para controlar a quantidade e tipo de gordura, ácidos graxos saturados e colesterol da dieta que você come, escolha lanches de outros grupos alimentares, tais como... biscoitos doces com baixo teor de gordura, biscoitos salgados com baixo teor de gordura... pretzels sem sal, doces, balas, açúcar, xarope de milho, mel, compotas, geleias, doce de fruta (e continua)”
Em outras palavras - doces, que são pobres em gordura são um lanche saudável para todos. Aleluia! Deixe-os comer bolo! (contanto que seja de baixo teor de gordura - você pode ter açúcar e farinha como seu coração deseja). Então, o que aconteceu com o nosso consumo de alimentos?
Itens ricos em gordura, como manteiga, ovos e carne vermelha tiveram redução no consumo e grãos e açúcares tiveram aumento no consumo.
Sucesso!
Isto é exatamente o que o governo queria que acontecesse. A dieta americana teve uma redução de uma média de 45% de gordura para 35% de gordura. O público respondeu às novas orientações dietéticas com grande respeito.
Se olharmos para o consumo de açúcar, vemos que houve um aumento de 1820 para 1920. Este foi o resultado do aumento da disponibilidade de açúcar quando plantações de açúcar se espalharam por todo o sul dos EUA e Caribe.


As coisas estabilizaram entre 1920 e 1977. Foi quando tivemos todo o açúcar que era necessário. Mas minha mãe ainda estava lá para nos dizer para não comer tantos doces, do contrário poderíamos nos tornar um pouco robustos.
Quando os pecados alimentares do açúcar foram exonerados, o consumo aumentou novamente até por volta do ano 2000.


A história dos grãos foi muito semelhante. O consumo de grãos foi caindo lentamente até 1977. Em seguida, vemos uma nítida ascensão no consumo total de grãos, a maioria dos quais é trigo, até o ano 2000.
Na mesma época, como médicos aconselhavam os pacientes a parar de fumar - As taxas de tabagismo cairam de 33% para 25%. Nós dissemos às pessoas para monitorar a sua pressão arterial. Hipertensão (pressão arterial alta) caiu 40% em relação a 1976-1996. Nós dissemos às pessoas para monitorar seu colesterol no sangue. Hipercolesterolemia (colesterol alto) caiu 28% nesse mesmo período.
As pessoas não estavam ignorando as advertências de saúde pública, como alguns têm argumentado – nós estávamos ouvindo e cumprindo.
Qual foi a recompensa por tanta deferência à ortodoxia nutricional desse tempo?
Bem, deixe-me mostrar-lhe.


Nossa recompensa foi a obesidade.




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