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quarta-feira, 27 de julho de 2016

A biologia da fome - Calorias Parte V

The Biology of Starvation – Calories Part V
by Jason Fung

Teoria Convencional da Obesidade

Então, aqui está a nossa visão convencional da obesidade. Comer demais faz você engordar. Comer menos deveria causar perda de peso. No entanto, como vimos na última seção (parte IV), as coisas não são tão simples. Em 1917, experimentos mostraram que a redução de calorias reduziu severamente o Gasto Energético Total (GET), o que tende a limitar a perda de peso.
Avançando várias décadas, o notável cientista Ancel Keys, que viria mais tarde a desempenhar um papel crucial na formação das ortodoxias nutricionais atuais, procurou estudar os efeitos da redução calórica no famoso Experimento de Fome de Minnesota, publicado em 1950. Com a Segunda Guerra Mundial em fúria, muitos milhões de pessoas estavam à beira da inanição e esta experiência foi uma tentativa de compreender os efeitos sobre o corpo humano.
Ancel Keys

Um dos primeiros problemas era encontrar voluntários. Como uma alternativa para ir à guerra, objetores de consciência foram recrutados. Eventualmente, 36 desses “voluntários” participaram deste estudo.
Ancel Keys estimou que estes indivíduos comiam cerca de 3.200 calorias por dia. Eles foram colocados em uma dieta “semi-inanição” de 1.560 calorias por dia com alimentos similares aos disponíveis na Europa devastada pela guerra na época - batatas, nabos, pão e macarrão. Eles foram, então, monitorados durante mais 20 semanas após o período de semi-inanição.
O que aconteceu com eles? Aqui podemos dividir os efeitos em efeitos físicos e psicológicos.
Efeitos físicos
Frio, fome incessante, fraqueza, cansaço, tonturas, perda de massa muscular e perda de cabelo foram alguns dos sintomas.
Volume do coração encolheu 20%. A frequência cardíaca diminuiu. A temperatura corporal caiu.
A Taxa Metabólica Basal [de repouso] caiu em 40%. Curiosamente, este estudo não está assim tão longe do estudo anterior, de 1917, que mostrou que o GET diminuiu 30%. Em outras palavras, o corpo estava se fechando [o metabolismo estava diminuindo]. Vamos pensar sobre isso de novo a partir do ponto de vista do corpo. O corpo está acostumado a obter 3.200 calorias por dia e agora ele recebe 1.560. A fim de preservar a si mesmo, ele implementa reduções gerais de energia.
O coração obtém menos energia - a frequência cardíaca diminui e o volume do coração encolhe. A pressão arterial cai.
O sistema de aquecimento é desligado - corpo sente frio.
Músculos obtém menos energia - esgotamento físico.
Cabelo e unhas obtém menos energia - perda de cabelo e unhas quebradiças.
O principal a lembrar, porém, é que isso garante a sobrevivência do indivíduo num momento de estresse extremo. Sim, você pode se sentir miserável, mas você vai viver para contar a história. Esta é a coisa mais inteligente para o corpo fazer. Ele não é tão estúpido para se manter gastando uma energia que ele não tem.
Considere a alternativa. O corpo está acostumado a ter 3.200 calorias por dia e agora recebe 1.560. O corpo ainda queima 3.200 calorias. As coisas parecem normais. Três meses depois, você está morto. É absolutamente inconcebível que o corpo não reaja à redução calórica, reduzindo o gasto calórico.
Considere muitas declarações no sentido de que se você reduzir 500 calorias por dia, você vai perder meio quilo em uma semana. Isso significa que em 200 semanas, você vai pesar zero quilos? É claro que, em algum momento, o corpo precisa, precisa, precisa reduzir o gasto calórico. Acontece que a adaptação ocorre quase imediatamente e persiste a longo prazo. Mais sobre isso mais tarde.
Efeitos psicológicos
Pensamentos obsessivos sobre comida. Comportamento viciado. Depressão extrema. Sofrimento emocional grave. Irritabilidade. Perda de libido. Interesse em qualquer coisa diferente de comida desapareceu. Retraimento social e isolamento. Vários sujeitos tornaram-se francamente neuróticos. Um paciente teria amputado 3 dedos com um machado em um ato de auto-mutilação. (Enquanto não temos certeza de que ele se auto mutilou, parece bastante difícil cortar os próprios dedos com um machado - como você balança o machado e mantém os dedos no cepo?). De qualquer forma, tenho certeza que você está começando a entender a ideia.
Considere a última vez que você tentou fazer dieta reduzindo calorias e tamanho da porção. Isto soa familiar? Sim, foi o que eu pensei.
O que aconteceu com o seu peso após o período de semi-inanição?
Vamos olhar para a figura abaixo. Ao longo do eixo x, temos as 24 semanas do período de jejum (0 - S24). Você pode ver que tanto o peso corporal, quanto a gordura corporal caíram. Quando eles começaram o período de recuperação, eles recuperaram o peso. Na verdade, o peso foi recuperado bem rapidamente - em cerca de 12 semanas, o peso está de volta à linha de base.
No entanto, ele não para por aí. Você pode ver que o peso do corpo continua a aumentar até que ele é realmente maior do que era antes do experimento começar.
Perda de peso e recuperação

E basta olhar para que a gordura corporal! Ele vai subindo acima da linha de base. O segredinho sujo da maioria dos estudos de dieta é que, como se perde peso, gordura e massa muscular são diminuídos. Mas quando o peso é recuperado, a maior parte é gordura.
Soa familiar? Foi o que eu pensei.
Pense nisso em termos alimentares. Vamos rever o que acontece quando você começa uma dieta de restrição calórica de 1.560 calorias/dia, rica em carboidratos, baixo teor de gordura – exatamente como o seu médico lhe diz para fazer. Você se sente péssimo, cansado, com frio, com fome, irritado e deprimido. Isso não é só porque você está fazendo dieta, há razões fisiológicas para que você se sente tão ínfimo. A taxa metabólica despenca, hormônios fazem você sentir fome, a temperatura corporal cai e há uma infinidade de efeitos psicológicos. A pior coisa é que você perde um pouco de peso, mas você recupera tudo de volta quando a dieta termina.
É cada vez mais claro que um dos pressupostos fundamentais da Redução Calórica como Hipótese Primária é incorreto. O gasto calórico e a ingestão calórica estão intimamente ligados um ao outro.
Calorias que Entram, Calorias que saem

Dito de outra forma - a redução de Calorias que Entram reduz as Calorias que Saem. Redução da ingestão calórica leva inevitavelmente a gasto calórico reduzido. Essa balança simples é absolutamente 100% incorreta. As duas coisas NÃO são independentes uma da outra. É por isso que a dieta convencional tal como a conhecemos não funciona. Eu sei isso. Você sabe.
Na verdade, sabemos que isso é verdadeiro desde 1917. De fato, no fundo dos nossos corações, nós provavelmente sempre soubemos que isso era verdade. Comer menos por um período prolongado deixa você cansado e com fome. E o pior de tudo... você recupera todo o peso que você perdeu. Peso perdido é músculo e gordura. Peso recuperado é todo gordura.
Temos apenas escolhemos esquecer esse fato inconveniente porque os nossos médicos, nossos nutricionistas, nosso governo, nossos cientistas, nossos políticos e nossos meios de comunicação têm estado a gritar para nós há décadas que é tudo sobre “Calorias que Entram versus Calorias que Saem”. Redução calórica é primária. Coma menos, mova-se mais e esse tipo de idiotice.
Precisamos repensar completamente a nossa visão convencional da obesidade.

Esse assunto é novo pra você? Comece aqui.

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